Vamos conhecer um pouco mais dos sistemas de arquivos mais usados no dia a dia, FAT e NTFS


O Sistema de Arquivos é a estrutura que indica como devem os arquivos ser gravados e guardados em mídias. Ele determina o espaço utilizado no disco, além de permitir gerenciar como as partes de um arquivo devem ficar distribuídas no disco rígido. Toda e qualquer manipulação de dados numa mídia necessita de um sistema de arquivos para que se possa gravar, copiar, alterar, nomear e até apagar arquivos.
Os sistemas operacionais usam sistemas de arquivos diferentes que são na maioria incompatíveis entre si, mas alguns possibilitam ler e gravar dados em ambos os sistemas operacionais, no Windows os sistemas de arquivos mais comuns encontrados hoje em dia são o FAT 32 e o NTFS, mas existem outros e no Linux são o Ext3 e o ReiserFS.

Sistema FAT-16 – File Allocation Table (ou tabela de alocação de arquivos), desenvolvido para utilização em conjunto com o DOS 1.0 em meados da década de 80, foi também utilizado pelo Windows 3x e pelas primeiras versões do Windows 95. Ele utiliza 16 bits para o endereçamento de dados, por isso o nome de FAT-16, sendo assim trabalha-se no máximo com 65.526 (216) posições diferentes. Os sectores possuem tamanho de 512 bytes, sendo assim só seria possível acessar 65.536 x 512 bytes = 33.554.432 bytes, isto é 32 MB. Trabalhar somente com discos de 32 MB fica difícel, então a Microsoft passou a apontar conjuntos de sectores, ou seja clusters, ao invés de apontar somente sectores.

Apontando clusters dentro do limite de 32 KB cada, foi possível o acesso a discos de até 2GB. O principal problema do sistema FAT 16 é o desperdício. Pois com clusters de 32 KB, o espaço a ser ocupado por arquivos é de 32 KB, sendo assim mesmo que o arquivo possua 10 KB  ele ocupará 32 KB. Esse desperdício é conhecido como “Slack space”, outro problema é a limitação quanto ao tamanho do disco rígido (2 GB).

Sistema FAT-32 - É a evolução do FAT-16, ele possui todas as características do FAT-16, só que reconhece discos rígidos de até 2 TB, devido à diminuição do tamanho dos clusters. É mais confiável que o FAT-16 e pode-se também posicionar o directório principal em qualquer lugar do disco, fora que no FAT-16 existe uma limitação no número de entradas que podiam ser alocados no directório principal (512 arquivos e/ou pastas).

Sistema NTFS - New Technology File System utilizado em todas as versões do Windows NT desde o 3.1. Inicialmente voltado para os servidores, o NTFS possui características importantes, tal como a de ser um sistema operacional multi-utilizador.
As principais características do NTFS são:

- Introdução de um sistema de journaling, o sistema operacional que se recupera rapidamente de problemas sem precisar verificar a integridade do sistema de arquivos.
- Permissões, que possibilitam um grande controle de acesso dos utilizadores aos arquivos.
- Compressão de arquivos, ausente nos sistemas de arquivos de Microsoft desde a introdução do FAT32.
- Encriptação transparente de arquivos.
- Sistema de quotas, que permite aos administradores definir a quantidade de espaço em disco que cada utilizador pode utilizar.
- Transformação de cada cluster do HD em partes de 512 bytes.

Entre todas as características que torna o NTFS mais eficiente é o gerenciamento do espaço em disco. Conforme citado, as informações são armazenadas em uma base por sector do disco, em vez de utilizar clusters de múltiplos sectores, com isso a uma menor necessidade de desfragmentação de disco e maior consistência de dados. Isso porque essa arquitectura de dados por base em sector permite manter os dados próximos e não espalhados pelo disco.

0 comentários: