O que é USB OTG?


Imagem 1 - Smartphone utilizando cabo OTG


O que é OTG? 

OTG significa "On the go" é um suplemento para o USB 2.0. Ele permite a conexão de dispositivos externos de armazenamento de dados USB diretamente no seu Smartphone, como: pen drives, hard disks USB, MP3 Players etc.
Ele conta com um cabo onde uma das extremidades possui um adaptador de 8 pinos Lightning macho (padrão dos smartphones que têm o sistema android) e na outra extremidade uma entrada USB.

Imagem 2 - Cabo OTG.

Como você pode usar OTG em seu smartphone ou tablet?

Imagem 3 - Smartphone utilizando mouse sem fio.


As aplicações de USB OTG são variadas e com base em hardware compatível. Com smartphones e tablets, a tecnologia pode ser usada para conectar teclados, mouses, discos rígidos e pen drives. No entanto, nem todos os smartphones e tablets são compatíveis. Se você não tem certeza se o seu dispositivo tem a capacidade de agir como um host OTG, você pode facilmente descobrir isso baixando um aplicativo gratuito na Play Store chamado Diagnóstico de host USB.

O que posso fazer com OTG USB?

OTG USB possibilita várias coisas para seu smartphone ou tablet, como por explemplo controlá-los por um mouse e teclado. Claro, existem algumas restrições, como mouses mais avançados com vários botões nem sempre irão funcionar, mas as funções básicas sim. Sendo assim você pode facilmente transformar seu smartphone num notebook, por exemplo.

Imagem 4 - Gerenciador de arquivos explorando um Pen drive.

Para utilizar um dispositivo de armazenamento externo como um Pen drive ou um disco rígido é necessário um gerenciador de arquivos em seu dispositivo. Você pode acessar diretamente dados em um dispositivo de armazenamento externo e reproduzir filmes ou música sem ter de armazená-los em seu gadget. Alternativamente, você pode usá-lo como um dispositivo de armazenamento de backup armazenar suas fotos, músicas e outros arquivos de seu smartphone.

0 comentários: