Os bots são responsáveis por mais de 60% do tráfego da internet



Para os paranoicos que acreditam que os robôs um dia vão dominar o mundo, fica um alerta: eles já usam mais a internet do que os humanos.

De acordo com um relatório publicado pela Incapsula, humanos geram, diretamente, apenas 38,5% de todo o tráfego de dados online. Os outros 61,5% são gerados por robôs (chamados de bots). Os bots são programas de computador trabalhando online. A imagem abaixo ilustra o resultado da pesquisa.



Eles podem ser usados para fins legítimos ou serem treinados para tarefas maliciosas. Ainda segundo o relatório, 31% do tráfego é gerado por robôs trabalhando para o bem. Um dos principais trabalhos desses robôs é realizar buscas na internet, como robôs do Google escaneando o conteúdo online.

Por fim, os maliciosos são responsáveis por 30,5% da movimentação de informação. Nessa categoria estão os dados gerados por ferramentas de hackers, spams enviados, entre outros.

Histórico


Em comparação com 2012, houve um aumento considerável na participação de robôs.

Eles já eram maioria no ano passado, com 51% dos dados enviados ou recebidos. Esse ano, no entanto, o aumento foi de 21% e eles chegaram à marca de 61,5% das trocas de informações online.

De acordo com a consultoria, o aumento foi causado por uma atividade maior dos robôs legítimos. Principalmente por causa da evolução de serviços baseados na web.

Para a pesquisa, a Incapsula analisou 1,45 bilhões de acessos a 20 mil sites em um período de 90 dias. 

Fontes: Incapsula e Info.abril.

3 comentários:

  1. Na empresa em que trabalho nós utilizamos um robô que faz o que um empregado deveria fazer em um sistema, e o melhor, nunca se cansa nem reclama. Fica aquela dúvida da Revolução Industrial: "será que as máquinas vão tomar o nosso lugar?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Rafael. Em cirurgias as máquinas são indispensáveis quanto suas chances de erros. Essa substituição vai depender da tarefa que as máquinas irão realizar. Concordamos que em algumas funções elas se saem bem melhor que os humanos.. Mas é claro que ninguém gostaria de perder seu emprego para uma máquina.

      Excluir
  2. Por um lado vejo que elas são capazes de nos substituir em tarefas rotineiras nos nossos lares (como por exemplo as vassouras elétricas e lava loucas) e nos trabalhos (como por exemplo em um hospital fazendo cirurgias de precisão).
    Por outro lado vejo que as máquinas são simplesmente máquinas, desprovidas de sentimentos e pouco maleáveis.
    Existe ainda uma grande dificuldade na nossa sociedade no processo de adaptação da troca do homem pela máquina em todo e qualquer meio.

    ResponderExcluir