Novo chip promete velocidade de internet de até 400 Gbps



A internet média do brasileiro tem uma velocidade média de 2,7 Mbps. É o suficiente para muitos invejarem o Google Fiber, serviço que oferece velocidades de 1 Gbps em algumas cidade dos EUA. No que depender da IBM, no entanto, até o Fiber ficará para trás com uma nova tecnologia que está desenvolvendo, capaz de alcançar velocidade de até 400 Gbps.

Pesquisadores suíços ligados à emprsa criaram um conversor analógico-para-digital ultrarrápido e de baixo consumo, que deve permitir que datacenters compartilhem informações em uma velocidade quatro vezes maior do que é possível hoje em dia.

O ZDNet faz a comparação que, com esta velocidade, seria possível transmitir 160 GB, o equivalente a um filme de duas horas com resolução 4K, ou 40 mil músicas, em apenas alguns segundos.

Antes de se animar com o novo superchip da IBM, saiba que ele tem um propósito um pouco maior do que simplesmente aumentar a velocidade da conexão da sua casa. Ele será utilizado para suportar o Square Kilometre Array, o maior telescópio do mundo, que deve iniciar suas operações totais em 2024.

Este telescópio será capaz de dar uma ideia melhor das origens do universo, mas também consumirá quantidades gigantescas de dados, chegando a recolher 1 exabyte por dia quando for concluído, o que é cerca de 1 bilhão de gigabytes. Por dia. Por isso, será necessário uma tecnologia capaz de suportar tudo isso.

Fontes:

http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/40300/40300

http://www.zdnet.com/ibm-opens-the-door-to-400gbps-internet-7000026254/

3 comentários:

  1. Bom saber que os investimentos em rede nunca param. Vivemos num mundo que caminha para a real globalização.
    Infelizmente, ainda existem pessoas que não possuem acesso sequer a um modem 3G, algo que deveria ser mudado.
    E como foi citado no seu post, essa solução é apenas para o telescópio.
    Acredito que deveriam existir mais investimentos em redes mais acessíveis, como o Project Loon (projeto do Google, postei algo sobre ele no meu blog, depois dá uma olhada).

    ResponderExcluir
  2. 400 gb!!!! será que esse chip virá para um aparelho móvel? seria um sonho pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Evellyn condordo plenamente com você, somente deixando ainda mais claro que esse investimento deveria ser voltado à tecnologias acessíveis o que não acontece com esse chip...

    Carlos, como foi citado no texto e no comentário de Evellyn: "...Ele será utilizado para suportar o Square Kilometre Array, o maior telescópio do mundo...", então acredito que ele continuará sendo um sonho seu.

    ResponderExcluir