Para que serve um Roteador? O que é Roteador Wireless? e um Access Point?


Vamos começar... Para que serve um Roteador?

Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. No caso dos usuários domésticos e da maioria das pequenas empresas, o roteador é aquele equipamento que conecta a nossa rede à Internet. Este pequeno equipamento compartilha a internet (que vem de um modem ADSL, de um cabo ou de outro meio) com os demais equipamentos da nossa rede. A Internet entra numa porta chamada WAN e é compartilhada através das portas chamadas LAN do seu roteador.
Pois bem, o roteador da imagem ao lado só consegue compartilhar a internet através de cabo, ou seja, se eu tiver um notebook no local onde este roteador está instalado e quiser usar a internet que vem dele, precisarei conectar um cabo desse router ao meu notebook.

O Roteador Wireless


Já um roteador wireless compartilha a internet tanto através de cabos, quanto através de suas antenas. Ou seja, você não precisará de cabos para conectar o seu notebook à internet. Abaixo você pode observar um roteadorW-R2000NL da marca C3Tech, como podemos ver ele já acompanha uma antena removível de 5db, que é utilizada para transmitir o sinal sem fio (Wireless).

Porém existem roteadores Wireless que não possuem antenas externas, mas possuem antenas internas que transmitem o sinal da mesma maneira.
Mas resumindo: Um roteador wireless pega o sinal que vem diretamente da internet e compartilha ele através dos cabos e das suas antenas, permitindo o acesso com ou sem fio à internet.

Tá, mas e um Access Point, o que ele faz?



Antes de mais nada, saiba que um Access Point e um Roteador Wireless, na maioria das vezes, são bem parecidos, fisicamente.Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.

A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores… Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.
A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.
Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.
Para resumir a história: Se você quer aumentar o alcance do seu sinal seu fio, transformar o sinal cabeado em sinal wireless ou transformar sinal wireless em cabeado, use um AP.

Estudando alguns casos


Caso 1: Tenho um modem roteado e só uso notebooks na minha casa. Que tipo de equipamento devo comprar?
Se o seu modem já for roteado, ou seja, se conecta sozinho à internet, sem precisar fazer discagem alguma no computador, então o correto seria você comprar um AP (já que não vai precisar compartilhar sua internet através de cabos), ligando o modem a ele e pondo-o pra transformar sinal cabeado em sem fio. Mas… Um AP normalmente custa o dobro de um roteador, então aconselho você a “desrotear” seu modem e conectá-lo à porta WAN do seu roteador wireless, economizando aí 50% do valor de um AP.
Caso 2: Na minha empresa já tenho um roteador que difunde sinal sem fio, mas em alguns cantos esse sinal não chega com uma boa intensidade, o que faço?
Você deve comprar um AP, como o da imagem ao lado, que é um Access Point da Kozumi, que é próprio para esta utilização. Agora o modo como ele vai operar só vai depender de onde ele deverá ser instalado. O ideal é que você mande um cabo do roteador/switch até o AP para que ele transforme o sinal cabeado em sinal sem fio. Dessa maneira é a comunicação é mais garantida e mais rápida, já que ela “caminhará” por uma mídia mais confiável, que é o cabo. Caso você não queira/possa mandar um cabo do roteador até o AP, ponha o Access Point num local onde o sinal chegue com uma intensidade maior que 30%, e ponha-o para atuar como repetidor.

Fontes:

Um comentário: