Deixar o Computador Ligado ou não, eis a questão?

Muitas pessoas têm dúvidas se o melhor é deixar o computador ligado o tempo todo ou deve desliga-lo...
E a resposta é: Depende!!!
Ligar e desligar o computador consome tempo. Não é tanto tempo assim, mas para quem está atarefado, parece uma eternidade.
Segue abaixo algumas vantagens e desvantagens de deixar o computador ligado:

      Vantagens

·         Ao deixar o PC ligado, os usuários não perderão os poucos, mas inconvenientes, minutos de espera antes do término da inicialização do sistema. Além disso, poderão programar a atualização de aplicativos e recursos automaticamente pela internet.
·         Outra vantagem é evitar que seus componentes sofram certa deterioração devido às variações de temperatura nos períodos entre o ciclo de ligar e desligar o PC. Apesar do desgaste das partes mecânicas ser uma característica comum a todos os eletrônicos, as peças internas do computador são extremamente sensíveis a variações do ambiente, o que torna o estresse a que são submetidas ainda mais prejudicial.

Desvantagens

·         Um PC ligado o tempo todo também está constantemente sujeito a riscos. Afinal, durante esse período, podem ocorrer falhas no suprimento de energia ou superaquecimento, causado pelo mau funcionamento e insuficiência do cooler. Assim, é necessário que os usuários estejam constantemente atentos às atividades do PC e tenham periféricos para casos de emergência, como coolers extras, estabilizadores e nobreaks.
·         O aumento do consumo de energia da residência, já que, mesmo com o monitor e outros equipamentos desligados, o computador ainda precisará de eletricidade para manter suas placas e demais componentes em funcionamento. Além disso, essa constante atividade pode vir acompanhada por ruídos, que devem incomodar bastante quem tem um computador no quarto.
Uma outra opção seria colocar o computador na função hibernar pois assim , o sistema operacional irá desativar uma série de componentes não vitais do PC e diminuir o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina.

5 comentários:

  1. Muita gente tem essa dúvida mesmo, eu particularmente deixo o meu computador ligado, já que a maioria das vezes ele está realizando alguma tarefa de download, conversão ou back-up, mas também deixo ligado pensando na longevidade das peças, já que tive muitas experiências ruins com o ato de ligar e desligar. Para balancear a questão da energia sempre que me afasto do micro eu o deixo em um modo econômico de consumo de energia, as atuais tecnologias das CPU's e VGA ajudam nessa questão.

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida bem recorrente realmente, como foi dito depende bem do ambiente no qual você se encontra, se você é apenas um usuário de redes sociais, que da apenas aquelas "olhadinha" é deixa o PC o resto do dia ligado, tanto é desgaste físico desnecessario, quando o gasto de energia, mas para aqueles que usam com frequência em períodos curtos de intervalo, é bem mais vantajoso deixa-lo ligado, assim evitando o choque termico que é dado ao submeter o PC a um Liga/Desliga constante.
    E já foi dito em uma palestra aqui em Aracaju, não me recordo a qual no momento, que um componente eletrônico é feito para ser usado, para se manter em atividade, e um grande exemplo é, passar 1 semana sem ligar o PC, logo você vera que ele inicializara de forma mais lenta.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, tenho mania de fazer o bom e velho "hibernar" no meu notebook por causa dos jogos. Entre ter que chegar num checkpoint para salvar, e deixar do jeito que está para retomar depois, fico com a segunda opção. Até agora não notei problemas quanto a isso e espero que continue assim...

    ResponderExcluir
  4. Sou adepto do PC sempre ligado quando falo do meu desktop, pois tiro algum proveito nos downloads 24h por dia através de algumas ferramentas que muitos também utilizam. Já o meu notebook prefiro manter ligado somente durante o uso, haja visto que o sistema de resfriamento do mesmo não é tão eficiente e expõe a máquina a altas temperaturas quando exposto a determinadas atividades o que pode reduzir a sua vida útil.

    ResponderExcluir
  5. Bom, também sou adepto de deixar o PC/notebook ligado 24H por dia. Em uma aula de física que tive no ensino médio, o professor estava falando justamente sobre esse assunto. O mesmo falava que em condições normais (sem quedas de energia, entre outros), as maiores chances de um computador queimar, é no momento que ele é ligado ou desligado.

    ResponderExcluir