O que é Arduino?




Arduino é uma ferramenta para criar computadores que podem sentir e controlar mais o mundo que seu PC. Ele é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. Conceituando em poucas palavras, Arduino nada mais é que uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.

placa Arduino

Esse hardware projetado na Itália é constituído por controladores Atmel AVR de 8 bits, pinos digitais e analógicos de entrada e saída, entrada USB ou serial, permitindo assim a compatibilidade de conexão com computadores, e como citado acima ele é de código aberto. Quando modificadas, as placas dão origem a outros derivados "ino", que por questões levam nomes como Netduino, Produino e Garagino. A placa não possui recursos de rede, porém pode ser combinada com outros Arduinos criando extensões chamadas de shields.

Um shield de prototipagem, montado num Arduino.

A fonte de alimentação recebe energia externa por uma tensão de, no mínimo, 7 volts e máximo de 35 volts com corrente mínima de 300mA. A placa e demais circuitos funcionam com tensões entre 5 e 3,3 volts. Embutido no Arduino há ainda um firmware – que combina memória ROM para leitura e um programa gravado neste tipo de memória – carregado na memória da placa controladora, que aceita Windows, Linux e Mac OS X.

Em termos de software, o Arduino pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java. As funções IDE do Arduino permitem o desenvolvimento de software que possa ser executado pelo dispositivo.


É aí que entram ideias como a automação de casas, acender luzes por meio da controladora ou projetos mais ousados como o Biometric Security Toy Box, que une a biometria, mais especificamente a ideia do novo sensor de identidade digital da Apple, o Touch ID do iPhone 5S, ao Arduino.

O projeto do designer inglês Grant Gibson consiste em trocar a fechadura convencional da caixa de brinquedos (que abriga a coleção de carrinhos do seu filho) por um acesso por impressão digital. O sistema é baseado em placa Arduino Uno e um sensor de impressão digital óptico. Uma vez cadastrada a digital da criança, só ela consegue ter acesso a sua caixa de brinquedos.

Outro projeto interessante é o de captura rápida de fotos feito a partir de um laser e um sensor de movimento. O projeto pode ser acessado através desse link (site em inglês) e na mesma página há o tutorial de como construí-lo.  Segue a baixo algumas imagens capturadas através do Arduino.







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