O que é Software Livre?


O que você imagina quando se fala em Software Livre? Um programa grátis? Um programa de qualidade inferior? Sem bloqueios? Se você pensou nestas hipóteses está de certa forma enganado.

O grande uso de dispositivos tecnológicos tornou as rotinas mais fáceis e ágeis, deixando a sociedade cada vez mais dependente do uso de computadores e dispositivos móveis. Com o crescimento desse mercado, houve um alto custo atribuído aos softwares mais utilizados, chamados de Software Proprietário ou Software pago, e grandes empresas praticamente monopolizam seus sistemas operacionais, obrigando as pessoas a pagarem fortunas pelos seus programas e se tornarem dependentes de suas atualizações. Uma alternativa para suprir nossas necessidades é dada pelos chamados Softwares Livres.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation qualquer programa de computador que atende a quatro tipos de liberdades:

  1. liberdade de uso do software para qualquer finalidade.
  2. liberdade de estudar o software completamente.
  3. liberdade de alterar e melhorar o software.
  4. liberdade de redistribuir o software e as alterações feitas.
Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. Nada impede que um desenvolvedor cobre pelas modificações feitas, pois há custos como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do Software Livre, a qual visa o espírito de liberdade e não o lucro.

A Free Software Foundation é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1985 por Richard Stallman que é considerado o "pai" do software livre e idealizador do GNU - sistema operacional tipo Unix. Para Stallman, os softwares proprietários são restritivos e injustos.

Para garantir os mesmos direitos de distribuição entre todos os usuários, foram criadas licenças, hoje existem mais de trinta delas. A mais usada é a General Public License (Licença Pública de Uso Geral), criada pelo próprio Stallman para oferecer os mesmos direitos ao usuário. A GPL possui uma regra que restringe a apropriação das modificações, logo todas as mudanças feitas no software se tornam comum entre todos que partilham o programa.

Há muito receio quanto à qualidade dos programas livres. Segundo o site Software Livre do Governo Federal, há muitos casos de sucesso dentro de vários órgãos federais, por exemplo, o Ministério das Comunicações, Marinha do Brasil, Embrapa, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação entre outros, utilizam o Software Livre.

Para uso pessoal, alguns softwares livres se destacam e em vários casos acabam superando os programas pagos não só no número de usuários, mas também na qualidade. Alguns exemplos são: o sistema operacional Linux e suas versões (Ubuntu, Kurumim, Fedora) e os navegadores Mozilla Firefox e Chromium da Google, rivais do Internet Explorer da poderosa Microsoft.


Ainda temos o The GIMP, editor de imagens livre que não fica devendo em muitos aspectos ao famoso Photoshop. Sem falar do eMule e de tantos outros compartilhadores que têm seu código-fonte aberto o Apache Server, o mais bem sucedido servidor web livre.

Alguns motivos para você usar software livre:

  • Ficar livre da pirataria;
  • Ter o seu computador equipado com software de qualidade a um custo baixo ou nulo;
  • Utilizar o software para qualquer finalidade;
  • Poder copiá-lo e executá-lo;
  • Ter acesso ao código fonte e poder modificá-lo;
  • Incentivar o desenvolvimento de tecnologia local;
  • Interagir e compartilhar soluções com sua comunidade, seja física ou virtual.
  • Software proprietário não te dá oportunidade de desenvolver e de aprender pois a maioria das pessoas apende vendo o oque os outros já fizeram.
Os programas de código aberto estão conquistando um espaço importante, principalmente no cotidiano dos novos usuários. Hoje é possível comprar um computador com sistema operacional livre na maioria das lojas populares, o que torna o preço mais acessível e isso contribuiu muito para a popularização da Internet. 


Fontes:


3 comentários:

  1. Os softwares livres evoluíram bastante, hoje já encontramos ótimas soluções que são free e são tão boas quanto opções pagas.
    Acho que faltou apenas destacar a diferença entre Software Livre e Software Aberto, o programa pode ser livre, ou seja, custo zero para o consumidor e mesmo assim não ter seu código-fonte aberto o que não ocorre com o Software Aberto (Open Source).

    ResponderExcluir
  2. Software livre está se tornando uma realidade nas empresas, oferecendo soluções a custo zero, muitas vezes até melhores que as soluções pagas.

    ResponderExcluir
  3. O leque de softwares livres está cada vez maior o que fomenta a utilização destes, no ramo público já temos em prática o http://www.softwarelivre.gov.br/ que é uma ótima ferramenta para os órgãos públicos. A tendência é que a utilização destes softwares aumente por conta do custo 0 e a proximidade com as ferramentas encontradas de forma paga.

    ResponderExcluir