Transmissão de dados por 'assobio'




A tecnologia permite a troca de informações até mesmo entre dispositivos com diferentes sistemas operacionais, uma grande vantagem em relação as tecnologias do mesmo tipo, como a NFC, por exemplo.

A comunicação dada por um “assobio” nada mais é do que uma onda sonora de alta frequência emitida pelo alto-falante de um aparelho e reinterpretada por outro dispositivo receptor habilitado através da tecnologia.

Como uma espécie de Bluetooth ou Infravermelho, a tecnologia funciona apenas com dispositivos emparelhados em até 10 centímetros. Filmes, músicas e outros arquivos de grande porte não são enviáveis pela tecnologia, apenas dados menores como pequenos arquivos de voz e texto. Outras capacidades como acender uma lâmpada ou abrir uma porta através do “assobio” também estão sendo desenvolvidas.

No site da startup é possível baixar o aplicativo para smartphones e o plugin para PCs.

Capacidade



Filmes, músicas e outros arquivos de grande porte não são enviáveis pela tecnologia. Mas ela é útil para troca de dados menores - como comandos e arquivos de texto.

"Já é possível, por exemplo, enviar os dados de um cartão de visitas por som em um segundo", afirma Marcelo Ramos, chefe de tecnologia da NearBytes.

Aplicações



Segundo Ramos, cerca de 600 desenvolvedores na Austrália, Canadá, Taiwan e outros países trabalham criando aplicações para a nova tecnologia. Entre elas, estão a capacidade de acender uma lâmpada ou abrir uma porta por meio do som.

Além disso, a NearBytes aposta que sua criação pode ser útil também em setores como pagamentos móveis e codificação de senhas. Assim, a empresa trabalha para a popularização da tecnologia.

De acordo com Ramos, a NearBytes não pretende desenvolver aplicações com sua criação, mas apoiar iniciativas que façam uso licenciado da novidade. Atualmente, a empresa desenvolve uma versão para Windows Phone da nova tecnologia.

Segue abaixo o vídeo da NearBytes sobre a tecnologia:



2 comentários:

  1. Leandro, não sei se foi intencional mas a cor da fonte do seu post está branca. O que torna o texto invisível.
    Selecionei o texto para poder ler e achei a tecnologia muito interessante mas logo me veio a cabeça a vulnerabilidade dela. Acredito que com esses recursos seria possível "controlar" ou roubar dados de outro smartphone,
    Esse assunto é algo a se pesquisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, foi proposital sim, infelizmente estamos com problemas no layout do blog.
      Bom também me veio isso a cabeça, porém como é uma nova tecnologia então creio que eles ainda estão aperfeiçoando-a. Vou me manter informado sobre ela e qualquer novidade posto aqui no blog.
      Obrigado.

      Excluir